segunda-feira, 11 de julho de 2011

FAZEI DISCÍPULOS



O texto bíblico referente a assim chamada GRANDE COMISSÃO, diz em sua simplicidade sagrada: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (cf. Mt 28:18-20).

Em muitas igrejas tem sido dada uma ênfase errada e exagerada acerca do “Ide” de Jesus. Não que o “ide” não tenha importância, ou que, de fato, outros textos o coloquem no tempo imperativo. Mas, na Grande Comissão não é isso que acontece. Estes versículos têm sido chamados de “A Grande Comissão” por teólogos de todas as denominações, de todos os tempos e em todas as partes do mundo por algumas razões básicas. Em primeiro lugar, é o único texto dos evangelhos em que Jesus, antes de dar uma ordem afirma sua absoluta autoridade. Ele diz: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. Se esta ordem de Jesus estivesse em pé de igualdade com todas as outras, não haveria necessidade de uma tal ênfase em sua autoridade para ordenar. Afinal de contas, ele estava ressurreto, na presença de seus discípulos, e nos momentos que precediam sua ascensão aos céus. Era impossível que seus discípulos não cressem e não o obedecessem após assistir a sua partida. É bem verdade que alguns duvidaram, quando o viram inicialmente, mas seria inconcebível considerar que tal dúvida fosse possível ao final daquele memorável encontro.

A Grande Comissão, contudo, é composta de apenas uma ordem. A verdadeira ordem de Jesus, na Grande Comissão é a ordem de fazer discípulos. O texto grego, língua original em que os evangelhos foram escritos, traz os quatros verbos, sendo que apenas um está no imperativo, indicando qual é a ordem do Senhor: é a forma verbal fazei. Fazer discípulos, portanto, é a grande ordem de Jesus. Os outros três verbos, incluindo o nosso famoso “ide”, estão no gerúndio, indicando não o que fazer, mas, “como” fazer para cumprir a ordem do Salvador. Uma tradução mais correta seria: “Indo, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado...”

A nossa missão como igreja, portanto, não é simplesmente evangelizar e alcançar pessoas com a mensagem de Jesus Cristo. Alcançar pessoas é apenas parte do processo. Fazemos discípulos indo ao mundo, integrando os que ouvem e aceitam a mensagem acerca do amor de Cristo, ajudando-os a crescer no conhecimento da graça de nosso Senhor. Quando os que aceitarem a Jesus estiverem integrados e, guardando tudo o que Jesus ordenou, inclusive a ordem de fazer outros discípulos, então estaremos finalmente cumprindo a Grande Comissão - que deixará de ser A Grande Omissão da Igreja Contemporânea.

Rev. Sílvio Bernardino
Resumo do Sermão ministrado em 10 de Julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário