sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ESTUDOS EXPOSITIVOS NA EPÍSTOLA DE TIAGO (Rev. Silvio Bernardino)


O Rev. Silvio Bernardino, iniciou nesta quinta-feira (dia 25/08/2011), no Culto de Doutrina, uma série de estudos bíblicos expositivos na Epístola de Tiago. Apesar do tempo chuvoso, mas a presença dos irmãos foram marcantes para o primeiro estudo. 

A Carta de Tiago foi raramente comentada ao longo dos séculos, talvez pelo seu carácter de exortação moral e pelo seu sabor judaico: só duas vezes cita o nome de Jesus (1,1; 2,1) e propõe como modelos apenas figuras do Antigo Testamento: Abraão, Job, Raab, Elias. Mas nos nossos dias veio a merecer um interesse especial dos estudiosos, pois apresenta uma exposição viva e espontânea da mensagem no ambiente das primitivas comunidades cristãs de origem judaica e revela uma série de contrastes que despertam a atenção.

Assim, como toda Palavra é viva, parece que Tiago, ao escrever a epístola, está nos observando em pleno século 21, orientando-nos a como sermos cristãos autênticos e termos uma vida repleta de bênçãos ao seguirmos os ensinamentos ali apresentados.

Em certa ocasião, Lutero escreveu que considerava a carta de Tiago como uma "epístola de palha", por não conter muito "evangelho". Equivocou-se o grande Reformador. Ao contrário da palha, Tiago é feita de material permanente, durável e que ao longo de gerações tem abençoado a Igreja e os cristãos, ateando em seus corações um fogo muito mais profundo e duradouro do que qualquer "fogo de palha". Ou ainda, como disse outro comentarista, os palitos da palha que compõem a carta de Tiago são fortes e agudos o suficiente para espetar e ferir as consciências de todos os que a lerem.

Portanto, quer ouvir a Palavra de Deus sendo ministrada com temor e fidelidade. Visite a nossa Igreja. Todas as quintas, às 19h30m.

Um comentário: