domingo, 14 de agosto de 2011

MENSAGEM DOMINICAL (RESUMO) - SEMINARISTA SILVANO BERNARDINO


Qual é a razão principal da nossa alegria? “Grandes coisas fez o SENHOR por nós, por isso estamos alegres”. Nosso louvor e nossa alegria são motivados pelas grandes obras de Deus realizadas em nosso favor. Israel, o povo de Deus, confessou com alegria estas palavras. Pois o SENHOR, por seu poder e misericórdia, fez grandes coisas por eles. Toda a história de Israel no AT mostra-nos os grandes atos de salvação realizados por Deus em favor do seu povo (êxodo, deserto, Canaã). Deus sempre foi fiel e bondoso para Israel. Mas Israel, por muitas vezes, respondeu ao Senhor com ingratidão e rebeldia. E o SENHOR, sendo justo, castigou o seu povo várias vezes por suas transgressões. Um dos castigos que Deus deu ao seu povo foi o cativeiro sob um povo estranho (Dt. 28.49,64). Dois principais cativeiros ocorreram na vida do povo de Deus por causa dos seus pecados: cativeiro assírio (722 a.C.) e babilônico (586 a.C.).

O SENHOR castigava o seu povo a fim de levá-lo ao arrependimento e restaurar a comunhão com ele. No castigo, o SENHOR lembrava-se da sua misericórdia. Ele agiu em favor do seu povo restaurando-lhe a sorte: derrotou os babilônios e libertou o seu povo do cativeiro (539 a.C.). Um homem chamado Ciro foi o instrumento usado por Deus para libertar o seu povo (Is. 44.28; 45.1-7). O povo de Deus voltou para Jerusalém e restaurou a cidade e o templo do SENHOR que antes foram destruídos por causa do cativeiro.

O Salmo 126 se encaixa dentro desse contexto histórico. Os salmos expressam as emoções dos salmistas em relação a Deus e estão ligados a uma situação histórica. Quando o salmista confessa que o SENHOR restaurou a sorte do seu povo, ele está se referindo à libertação do povo do cativeiro babilônico e o seu retorno a Jerusalém. Não foi somente um retorno físico, mas um retorno espiritual (Deus presente no meio do seu povo a fim de ser adorado no templo em Jerusalém que representava presença de Deus). O salmo 126 era cantado pelo povo quando subia o monte Sião a fim de adorar ao SENHOR no templo.

O salmista que escreveu o salmo, provavelmente sendo um dos que retornaram, reconhece com alegria a graça e a fidelidade de Deus para com seu povo (v. 1a; 3a).

As nações testemunharam as obras de Deus em favor do seu povo (v. 2b). O grande amor de Deus para com seu povo era visível a todos bem como a sua ira. No castigo, Israel era zombado e escarnecido pelas nações pagãs inimigas do povo de Deus. Mas o testemunho das nações no salmo 126 é sobre a misericórdia de Deus para com seu povo.

O que ocorre na vida de um povo que é abençoado por Deus? Este povo só pode ser um povo grato e cheio de alegria. Vejam a situação de Judá. Antes, sob o domínio de um povo pagão no cativeiro, não tinham alegria, mas tristeza. Poderiam encontrar alegria na Babilônia? Entoar um hino de louvor ao SENHOR numa terra estranha como escravos? Salmo 137 expressa a tristeza dos exilados (1-4).

Mas o que vemos no contexto do salmo 126? Um quadro totalmente diferente: a tristeza deu lugar à alegria. Poderiam tocar suas harpas e cantar salmos de louvor ao SENHOR em Jerusalém, pois o SENHOR lhes restaurou a sorte, fez grandes coisas por eles.

Nós também podemos cantar hinos de louvor ao SENHOR com alegria, pois ele tem feito grandes coisas por nós através do Nosso SENHOR Jesus Cristo. Deus cumpriu o seu plano de salvação na história do seu povo. Após um período de mais de 400 anos, ele cumpriu a sua promessa, enviando seu Filho amado como prometera. Cristo veio e por sua obra redentora libertou-nos não do cativeiro babilônico, mas do cativeiro espiritual do diabo e do pecado em que nos encontrávamos. O SENHOR restaurou a nossa sorte: em Cristo nos libertou do diabo e do pecado e nos fez seus filhos amados.

Reconhecendo a obra de Deus em nosso favor por meio de Cristo, o que então podemos fazer? Alegrar-se no SENHOR e agradecer-lhe todos os dias da nossa vida. Com a nossa boca e nosso coração cantemos com alegria um hino de louvor ao SENHOR. Com a nossa vida vivamos somente para o SENHOR, pois ele fez, continua fazendo e ainda fará grandes coisas por nós. 

Cristo derrama muitas bênçãos sobre a sua igreja (comunhão dos santos, proteção e cuidado; ele sustenta a sua igreja até o fim). Tudo o que somos e fazemos devemos a Cristo. É por causa dele que estamos nos alegrando esta noite na sua presença. Ele é o Senhor desta igreja em Barra Grande e a tem sustentado ao longo dos anos; ele prometeu jamais abandonar o seu povo. Ele ainda está fazendo grandes coisas pelos irmãos (governo, cuidado e intercessão).

Grandes coisas Cristo tem feito por nós, e é por isso que estamos alegres. Não estamos aqui para engrandecer a nós mesmos, mas para engrandecer aquele que está sentado no trono e que merece de nós toda honra, toda glória, todo louvor e toda adoração. Encha a sua boca de riso e a sua língua de alegria e cante um hino de louvor ao SENHOR, porque ele tem feito grandes coisas por nós. Não é por acaso ou sem razão que nos alegramos na presença de Deus, mas por causa da obra de Cristo em nossas vidas. Ele deu mais um ano de vida a esta congregação, está trabalhando nela com a pregação viva e fiel da sua Palavra e Seu Espírito (acrescentando os que estão sendo salvos), até o dia em que voltar para buscar sua noiva que é a igreja e viver com ela em eterna felicidade.

A alegria que sentimos agora nem se compara com a alegria eterna que teremos na glória. Por isso devemos esperar com ansiedade e alegria Nosso Bendito Rei E Salvador Jesus Cristo. Ele fez, tem feito e fará grandes coisas por nós. Portanto, alegremo-nos no SENHOR JESUS CRISTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário