sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fazendo a Diferença


“Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós”(Gn 45.5). 

Esta foi a palavra abençoada proferida por José quando do seu reencontro com seus irmãos; os mesmos que o haviam vendido como escravo ao Egito. José não estava magoado, nem ressentido e nem com desejo de vingança. Pelo contrário, ele estava convencido de que toda tramóia de seus irmãos fizeram a ele, na verdade, fazia parte do maravilhoso projeto do Soberano Deus para a vida de seu povo.

Jacó o pai de José, tornou-se o filho das promessas patriarcais. Jacó, cujo nome foi mudado para Israel, teve doze filhos. Seu filho favorito, José, foi traído por seus irmãos, vendido como escravo e depois levado para o Egito. Enquanto estava no Egito, José foi abençoado por Deus e, de forma miraculosa, chegou a um alto cargo político naquela terra estrangeira. Durante uma grande seca, os filhos de Israel viajaram para o Egito à procura de comida para a família que haviam deixado em Canaã. José havia prosperado no Egito e estava diante daqueles que o haviam traído e, agora, suas vidas estavam nas mãos dele. Contudo, o que José fez foi providenciar comida para eles e os proteger. Israel e todos os seus filhos mudaram de Canaã para Gósen, na região nordeste do Delta do Egito.

José foi alguém que fez a diferença. Na vida do Egito, na vida de seus irmãos, na vida de sua família, na vida do povo de Deus. “... Porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós”. Quem vive um relacionamento de intimidade e integridade com Deus; certamente irá fazer diferença onde estiver.

Publicado no Boletim Dominical
Ano 1 - Número 07 - Agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário