sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SEMINARISTA SILVANO BERNARDINO VISITA A NOSSA IGREJA


O seminarista Silvano Bernardino é irmão do Rev. Silvio e juntamente com toda a família esteve conosco nos dias 24 e 25 de setembro, ministrando no culto jovem (sábado) e no culto de louvor e adoração (domingo). Ele está cursando o último ano e no próximo ano será ordenado ao Santo Ministério. Além de estudar, ele dirige a Congregação Presbiteriana do Bairro dos Funcionários em João Pessoa. A Congregação pertence a Igreja Presbiteriana do Brasil em Mangabeira.


Os louvores foram ministrados, juntamente com toda a Congregação pelas irmãs: Cibely Lays (Espôsa do Rev. Silvio) e Renata Cibely. 


Um grupo de irmãs, representando a SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina), também participou do culto louvando e bendizendo o 
nome do Senhor nosso Deus.


O Seminarista Silvano Ministra a Palavra de Deus.



O AGIR DE JESUS CRISTO EM MOMENTOS DIFÍCEIS (RESUMO)


1. JESUS CRISTO VER ( VS 13 a )

No verso treze o texto vai dizer: Vendo-a. Esse termo tem o sentido de ver, avistar, notar. Então, antes de qualquer ação, ou qualquer coisa, Jesus Cristo viu aquela mulher, avistou, notou aquela mulher, UMA ÚNICA VEZ. O texto diz que diante dos momentos difíceis a primeira ação de Jesus Cristo é ver.

APLICAÇÃO: Meus irmãos, assim como Jesus viu, avistou, notou o sofrimento daquela mulher, ele também ver o teu sofrimento, ele também ver o nosso sofrimento, nossa falta de alegria, nossa falta de paz. Quem sabe o nosso problema aqui não é o mesmo daquela mulher, mais nós temos problemas, passamos por situações difíceis (com a família, mantimento, relacionamento e etc ) mas, assim como aconteceu com aquela mulher, saiba de uma coisa Deus, Jesus cristo, o cordeiro de Deus, que é onisciente, que sabe de todas as coisas, ele está te vendo e você não está só. Talvez as pessoas próximas de você, não esteja te vendo, mais Jesus Cristo de Nazaré, está te vendo.

2- ELE SE COMPADECE ( vs13 )

É um sentimento de aflição pelas adversidades dos outros, é ser movido por compaixão, é sensibilizar-se pelos outros em seus sofrimentos, é sofrer pelos outros, é mostrar generosidade ou ajudar o outro. Então,  Cristo  ver aquela mulher, e ao olhar uma única vez, ele ver uma situação na vida dela, e  naquele momento, ele teve um sentimento de piedade, misericórdia, compaixão, se compadeceu dela.

APLICAÇÃO: Jesus é aquele que tem se compadecido diante das nossas situações difíceis, ele não só tem visto, mas ele tem se compadecido. Ele tem se compadecido diante das nossa lágrimas, diante da nossa dor diante ... O servo de Deus, nós que fomos chamados não podemos está insensíveis as multidões, a um sistema maligno que assola as nossas crianças, os nossos adolescentes,  os nossos jovens. Não podemos está insensíveis a situações de fome, prostituições, guerras etc.

Não podemos seguir o exemplo do levita ou do sacerdote que viram um homem necessitado e passaram de longe, mas, precisamos seguir o exemplo do BOM SAMARITANO que viu e se compadeceu ( parábola do bom samaritano Lc 10 25-37). Precisamos seguir o exemplo de Cristo que não só viu mas se compadeceu.

3- ELE  RESTITUI  ( VS 15 )

Esse verbo ( RESTITUIR ) está no indicativo aoristo ativo da 3 pessoa do singular
Indica  certeza de uma ação única no passado praticada pelo sujeito. Esse verbo restituir pode ser traduzido por “dar” dar de volta, devolver.

Então Jesus Cristo deu o menino a sua mãe, deu de volta , devolveu, o restituiu a ela.
Jesus Cristo não deu outro menino, ou ela teve outros, como é no caso de Jó.
No livro de Jó relata que ele era um homem muito rico, integro, temente a Deus, reto. Jó era um homem de muitos bens e filhos, porém em um dia o diabo tirou tudo o que ele possuía, todos os bens, até os seus filhos morreram. Jó de um homem bem sucedido passou a ser um homem falido e além de tudo isso que sobreveio sobre ele, Jó fica muito doente, claro tudo permitido por Deus.

Então o texto diz que Jó perde filhos, bens, saúde e concerteza a paz e a alegria.( só não perdeu a confiança em Deus). Mas no capítulo 42:10 “ Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra”

Deus deu a Jó outros filhos, outros bens, Deus deu em dobro. Mas no caso daquela mulher foi diferente, ele  devolveu o seu filho, o que estava morto, ele deu de volta. Meus irmãos, Jesus dando de volta a vida daquele filho, ele também devolve a sua paz, a sua alegria a sua fé.

APLICAÇÃO: Queridos! da mesma forma que Jesus agiu na vida daquela mulher, que deu de volta, restituiu o que ela tinha perdido, ele pode fazer na minha e na sua vida. Eu não sei o que você perdeu, eu não sei o que tiraram de você. Se foi a alegria, Se foi a paz ou algo tão valioso quanto o filho daquela mulher, eu só sei que Deus pode te dar de volta, te restituir.


A Igreja ouve atentamente a ministração da Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário